segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Este post nao tem direito a acentos

porque escrevo num PC romeno.
Pois e, nao consigo estar quieta e nao resisti ao convite de vir passar uma semana a Romenia, antes de me ir enfiar na Ilha de Wight.
Cheguei ontem a noite, e hoje estive a conhecer Alba Iulia, a cidade onde um tio esta temporariamente emigrado (juro que nao tenho mais nenhum tio fora de Portugal), em plena Transilvania.
Infelizmente nao vai haver tempo para ir a Bucareste, e tambem nao devo ir ao castelo do Conde Dracula (vi fotografias, e giro, nada de outro mundo).
Estou a concretizar a vontade de conhecer um pais ex-URSS, tempos dos quais este pais tem muitas marcas, apesar de estar invadido pelo capitalismo e ser tecnilogicamente avancado.
Basicamente isto e muito parecido com Portugal, para alem do traco de ex-uniao sovietica mt marcado. Na maioria das coisas e o total oposto do Reino Unido, excepto no caso do amor ao jogo e na preguica para trabalhar, em que sao tal qual.
Vivem um bocado divididos entre o socialismo e o capitalismo. A moda e a dos anos 80 e vende-se bolachas Maria ao quilo, mas toda a gente tem computador e e possivel aceder a internet gratuitamente em imensos espacos publicos e privados. Ainda nao aprendi a dizer quase nada, mas percebe-se Romeno bastante bem, falado e escrito, recorrendo ao Frances e ao Italiano. As ruas sao frias, grandes, podres, cinzentas, mas dentro das casas, cafes e lojas e quentinho, confortavel e bem decorado. Sao super religiosos, mas ortodoxos e catolicos convivem bem. A vida e extremamente cara, sendo que o preco dos bens e igual a Portugal, mas o salario minimo esta pelos 100 Euros. Ha poucas estradas de alcatrao, a maioria e de terra batida, pelo que os carros sao castanhos "da cintura para baixo", metade deles velhos Dacia a outra carros de alta cilindrada.
Estas sao as primeiras impressoes da Romenia num dia frio, mas nem por isso, numa cidade universitaria.

PS.: Nao dei noticias entretanto porque estava muito ocupada a matar saudades do meu P., a enfardar comida confeccionada por este ultimo e pelos papas, e a dormir que nem uma lontra. No meio desta agenda completissima, tive tempo para ir ver Deolinda no dia 24, gracas a prenda dos papas, porque quando cheguei a Braga vinda de Shanklin ja os bilhetes estavam praticamente esgotados, cujo concerto foi muito, muito fixe.

1 comentário:

k. disse...

e a neve uhm?!!!

Desta e que foi a serio...

:)